domingo, 10 de dezembro de 2017

Plumeria, flor que gosto também.

AS PLUMÉRIAS E SUAS VARIAÇÕES DE CORES

A Pluméria é muito popular no Havaí onde são cultivadas inúmeras variedades e as flores são  utilizadas  na  confecção  dos colares típicos usados na recepção de seus visitantes.  A Pluméria é conhecida internacionalmente como “frangipani”, é  nativa  das  regiões  tropicais das Américas e pertence à família das apocináceas , a mesma das  alamandas.
Aqui no Brasil a Pluméria ficou conhecida como jasmim-manga e é muito cultivada em praticamente todas as regiões. As Plumérias  possuem caules grossos e roliços com abundante seiva leitosa, recobertos por uma casca lisa em tonalidade bronzeada ou acinzentada.  Suas folhas são grandes e elípticas agrupadas principalmente  nas  extremidades  dos  galhos e caem parcial ou totalmente no  inverno.  Suas  flores  abrem-se em sucessão de outubro a abril e são em forma de funil com  consistência cerosa e reunidas em inflorescências  terminais.
Há  variedades  de  flores vermelhas, rosas, brancas, alaranjadas e outras, e é  comum  em quase todas as variações a presença de mais de uma cor na  mesma  flor.  A floração fica mais intensa a partir de novembro.
No Mercado de Flores da CEASA Campinas é  bastante  fácil encontrar mudas de plumérias nas mais diversas  tonalidades de  cores,  em tamanhos que variam de 90cm até  2m de altura.

DICAS DE CULTIVO :  As plumérias são plantas bastante fáceis de cultivar, requerem plena exposição ao sol preferindo clima tropical,  quente e seco, não tolerando geadas  ou  solos  encharcados.  Sua  propagação é feita principalmente por estacas pois a multiplicação por sementes é bastante lenta.


Pluméria
Pluméria

PLUMÉRIA




É usada nos colares de flores que recebem os turistas no Havai e é uma das flores favoritas de muitos jardineiros. Saiba como se cultiva, que cuidados requer e em que clima se dá bem
Com as suas intensas e surpreendentes, que oscilam maioritariamente entre o vermelho, o cor de rosa, o amarelo e o branco, as flores da pluméria (Plumeria alba e rubra) fazem desta planta uma das favoritas e muitas apreciadas em todo o mundo. Originária da América Central e flor nacional da Nicarágua, é tão cosmopolita que se atribui a sua origem a quase todo o trópico, sendo famosas as plumérias havaianas. Pode-se cultivar a sol pleno com ligeira humidade em redor, produzida, por exemplo, por relvado.
Internacionalmente referenciada como frangipani, esta espécie botânica é conhecida no Brasil como jasmim-manga. Aos caules grossos e às folhas grandes juntam-se flores de várias cores, que florescem entre outubro e abril de cada ano, intensificando-se esse processo a partir de novembro. Evite solos encharcados e proteja-as da geada. Propaga-se habitualmente por estaca, dado que o processo de multiplicação por sementes é tendencialmente mais moroso.

Boas lembranças, mas somente nostalgia amiga. M.I.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita. Comente.