quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Texto e contexto - para a passarinha encantada e desastrada, minha amiga imaginária

      Na época que vivi um triplo, longo e simples grande amor, um amor de casal real, o escrever do último capítulo do meu livro, Lis (sobre a pureza e se abrir), sobre o tema renascer, e ao mesmo tempo do meu autodescobrimento e amor a mim mesmo, eu estava vivendo o "texto". Não sabia ainda qual era o "contexto" e o seu desfecho.
       No céu, aprender a ver, na terra, lembrar. Pindaro (de memória, digo, a citação, sem ironia)

       Só depois reconheci que vivi este simples, desajeitado, grandioso e puro amor. E que seu nome é amor ao próximo como a si mesmo. E que ele me levaria a uma grande provação e tribulação. Eu caí profundamente no abismo. E Deus ouviu minhas lágrimas, não mais minhas falsas mestras Clarice Lispector, Cecília Meireles, que haviam me resgatado da primeira vez, mas anjos da sua própria providência agindo em um amigo e uma amigas puros e concretos, o contexto final e desfecho, desta que foi uma de minhas odisseias até agora.

Bom, como ela continua reclamando, certamente ela está bem de novo, daquele jeito lindo, desastrado e encantado. E não precisa ficar dando indireta. Falo diretamente mesmo, não com ela, mas sobre ela. Ela não é mais problema e felicidade minha, pois sendo justo, além dos defeitos, ela tem um grande coração e é brilhante. Se não fosse o Fim dos Tempos, talvez houvesse tempo de ser uma grande poetisa, nessa época em que a verdadeira poesia de fato morreu (motivo pelo qual talvez eu não escreva outro livro). O meu problema e felicidade elevada e fazer bom proveito destas memórias lindas e terríveis. Ela e a memória dela são coisas bem diferentes. Por isso, para quem escreve é imprescindível ler os verdadeiros grandes autores, ainda que a maioria, mesmo que geniais, sejam ciladas. Provar o fruto proibido do conhecimento do bem e do mal. Melhor ser católico. Procurem a Fraternidade São Pio X, amigos, ela está espalhada no Brasil. Tem um site dela em português, dê busca na internet. Sugestão do melhor que aprendi. Investigue. "Quem procura, acha".



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita. Comente.